quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Escola como agente de socialização

1. A socialização é um processo através do qual o indíviduo aprende um conjunto de normas, valores e crenças próprios da sociedade a que pertence.
2. Os agentes de socialização são os diferentes intervenientes no processo de socialização, como é o caso da família, da escola, dos amigos, dos meios de comunicação social, por exemplo.
3. A escola, enquanto agente de socialização, desempenha um papel de grande relevo na formação individual dos alunos, assim como na sua preparação para o futuro. Na verdade, é na escola que os jovens passam a maior parte do seu tempo activo e, por conseguinte, a transmissão de valores e de componentes educativas é uma constante. Neste sentido, a escola deve preparar os jovens para os desafios que futuramente lhes serão colocados, através de uma formação especializada em domínios como o ambiente.

2 comentários:

4 terapias disse...

Infelizmente, as questões ambientais estão a ficar cada vez mais banalizadas. Espero que consigam passar a mensagem e que o projecto corra melhor do que as expectativas =)

Eduarda disse...

Concordo plenamente com este post. A escola é um local em que não só se aprendem "conteúdos escolares", mas também onde aprendemos a ter uma melhor percepção do mundo que nos rodeia.
Os problemas ambientais são um bom exemplo e acredito que se as pessoas forem in(formadas) nesse sentido podemos melhorar as nossas práticas ambientais.

Continuem assim e boa sorte para o vosso trabalho. ***