sábado, 24 de janeiro de 2009

Resultados do Concurso «Recolha de papel na minha escola» - actualização

O concurso de recolha de papel que o nosso grupo tem vindo a desenvolver começou, oficialmente, na passada sexta-feira, dia 16 de Janeiro. Nesse dia, apenas compareceu o 9ºC. Na segunda semana do concurso, já contamos com a participação de duas turmas - 9ºC e 7ºJ. Esperamos que continuem a participar com o mesmo entusiasmo!




Eu reciclo

Tu reciclas

Nós reciclamos!

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Escola como agente de socialização

1. A socialização é um processo através do qual o indíviduo aprende um conjunto de normas, valores e crenças próprios da sociedade a que pertence.
2. Os agentes de socialização são os diferentes intervenientes no processo de socialização, como é o caso da família, da escola, dos amigos, dos meios de comunicação social, por exemplo.
3. A escola, enquanto agente de socialização, desempenha um papel de grande relevo na formação individual dos alunos, assim como na sua preparação para o futuro. Na verdade, é na escola que os jovens passam a maior parte do seu tempo activo e, por conseguinte, a transmissão de valores e de componentes educativas é uma constante. Neste sentido, a escola deve preparar os jovens para os desafios que futuramente lhes serão colocados, através de uma formação especializada em domínios como o ambiente.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Concurso «Recolha de papel na minha»

Um dos projectos dinamizados pelo nosso grupo é o concurso «Recolha de papel na minha escola». Este concurso, aberto a todas as turmas dos ensinos básico e secundário, visa sensibilizar a comunidade escolar para as boas práticas ambientais, nomeadamente, para a reciclagem de papel.

O funcionamento deste concurso é muito simples: cada turma inscreve-se, através do seu Director de Turma e, durante todas as sextas-feiras do 2º Período, terá a oportunidade de entregar papel para posterior reciclagem. Esse papel será pesado e todas as semanas serão afixados os resultados com as quantidades arrecadas por cada turma. No final, todos os alunos da turma vencedora serão premiados com brindes feitos a partir de materiais reciclados e com um diploma de certificação.

É fácil, inscreva a tua turma e participa neste concurso pela protecção do ambiente!

NOTA: O primeiro dia para a entrega do papel é no dia 16 de Janeiro.

Para mais informações, consulta o regulamento.

Plano de actividades do 2º Período

Foi com base na frase "Think globally, act locally" (pensa globalmente, age localmente) que o nosso grupo delineou as actividades para o 2º Período lectivo.

Plano de actividades:
  • Concurso «Recolha de papel na minha escola»;
  • Estudo da possibilidade de instalação de quiosques multimédia;
  • Campanha de sensibilização para as boas maneiras na cantina;
  • Exposição fotográfica;
  • Entrevista a membros da Secretaria Regional da Educação e do Ambiente;
  • Visita à Escola Secundária da Lagoa;
  • Visita à ETRS de Ponta Delgada;
  • Inquérito à comunidade escolar com o objectivo de averiguar a viabilidade de determinados projectos-